O voto, a arma da cidadania
Mauro Werkema
O voto é a principal arma do cidadão. Igualam-se, na urna indevassável, todos os cidadãos. Ali, na sua consciência, na sua opção eleitoral, o cidadão exerce o direito básico da democracia, que é escolher seu representante nos Poderes Executivo e Legislativo e contribuir para outro princípio essencial do regime republicano, que é a transitoriedade dos mandatos. Cabe ao cidadão julgar a conduta dos homens públicos, seu trabalho, o cumprimento das promessas que fez ao pedir ao voto, seu comportamento ético, seu verdadeiro compromisso com o interesse público. São valores fundamentais, que todos e cada um devem levar em conta ao votar, o que se torna altamente necessário no Brasil atual, que ainda luta por construir uma autêntica democracia representativa.
Um olhar sobre as três cidades da chamada Região dos Inconfidentes, Itabirito, Ouro Preto e Mariana, nos incentiva a uma reflexão maior. Muitas são as questões específicas de cada cidade e da região, cada vez mais povoada, com problemas de convivência entre a grande expansão da mineração e as cidades, suas estradas e o meio ambiente. É dever dos cidadãos, homens e mulheres conscientes, conhecer sua cidade, sua região, suas questões econômicas, sociais, urbanas, ambientais, a qualidade de vida, problemas comuns como Educação, Saúde, Habitação, etc. E, com plena consciência de sua responsabilidade como eleitor, escolher os candidatos melhores, conforme seus currículos, suas vidas e seus programas.
Vive o Brasil momento singular. É opinião dominante que é preciso reformar a classe política e a prática da chamada vida pública entre nós. As representações parlamentares, Senado, Câmara Federal, Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais, precisam assumir sua missão com mais presença, ousadia, eficácia, honestidade, compromisso real com os anseios da Nação Brasileira. E para isto é preciso que os partidos políticos sejam mais autênticos, mais ideológicos e não meras legendas de aluguel, desprovidas de conteúdo doutrinário, sem compromisso com as questões populares, abrigo de eventuais usurpadores da representação popular, mais voltados para os seus próprios interesses do que em trabalhar efetivamente pela sociedade. São verdades evidentes, no pensamento de todos. As exceções são poucas.
Então, o voto é fundamental. É o ato básico da democracia. É a manifestação republicana mais legítima. É preciso que a faxina na classe política, hoje uma necessidade nacional, comece pelo voto consciente. Não dá mais para aceitar os ficha-sujas, os profissionais da política, os que fazem da vida pública meio de enriquecimento pessoal. É pelo voto que os cidadãos trocam seus representantes. E é essencial que não se deixem contaminar pelos demagogos, pela propaganda ilusória, pela falácia dos falsos, pelos desonestos que se disfarçam de salvadores e renovadores. Ou pelos que não têm idéias, mas que compram os votos dos mais humildes com favores, presentes, promessas de emprego. Estas advertências são essenciais, em meio à campanha política que se realiza. E é bom lembrar que a renovação começa nas cidades, na Prefeitura e na Câmara de Vereadores.
Comentários
Mais artigos em Carta aos Tempos...
- 24.08.2012 O voto, a arma da cidadania
- 16.08.2012 Um quarto de século
- 11.08.2012 As duas disputas eleitorais
- 30.07.2012 O verdadeiro papel da imprensa
- 30.07.2012 Uma agenda comum para Região dos Inconfidentes
- 28.07.2012 A queda do senador e um certo ceticismo resiliente
- 11.07.2012 Cinco candidatos disputam a Prefeitura de Ouro Preto
- 06.07.2012 Brasil tem 29 partidos e muito pouca ideologia
- 27.06.2012 Espera-se que Mariana tenha novo período de paz política
- 25.06.2012 Frustração em Santo Antônio do Salto
- 12.06.2012 Itabirito: A Educação e o Trabalho.
- 11.06.2012 Eleição em Ouro Preto já evolui com novas definições
- 28.05.2012 Administração municipal do prefeito Manoel da Mota
- 22.05.2012 Eleição em Ouro Preto tem novas definições
- 14.05.2012 Maternidade, uma vocação de amor
- 10.05.2012 A verdadeira lógica perversa
- 02.05.2012 BR-356 passa apenas por nova maquiagem
- 20.04.2012 A abusiva celebração da Inconfidência Mineira
- 16.04.2012 É hora de a sucessão em Ouro Preto ter propostas
- 11.04.2012 A reação do DEM à corrupção de Demóstenes e outras considerações
Jornal O Liberal
Para entrar em contato com o colunista envie um email para: [email protected]
Novos artigos
- 24.08.2012Coisas de ontem... e de hoje XXV
Ponto de Vista do Batista (Nylton Gomes Batista)
- 24.08.2012Livro, artigo de luxo no país da chuteira
O Berro do Bode Zé (Jornal O Liberal)
- 24.08.201224 de agosto de 2012
Notas da Pedra (Elson Cruz)
- 24.08.2012O cristão deve exercer o seu direito de cidadania
Coluna do Evangélico (Zélia Miranda)
- 24.08.2012Meu Recado
Amenidades (Valdete Braga)
- 16.08.2012Coisas de ontem... e de hoje XXIV
Ponto de Vista do Batista (Nylton Gomes Batista)
- 16.08.2012Florais, uma ajuda a todo o momento...
Saúde (Eliete Santos)
- 16.08.2012Visite Rodrigo Silva, antes que acabe o caminho
O Berro do Bode Zé (Jornal O Liberal)
- 16.08.201216 de agosto de 2012
Notas da Pedra (Elson Cruz)
- 16.08.2012Verão 2012: coque
Moda (Thatyane Mary)
- 16.08.2012O Rio Maracujá
Histórias & Estórias (Alex Bohrer)
- 16.08.2012O Espiritismo e a Homossexualidade III
Espiritismo em Gotas (Jarbas Lima Lemes)
- 16.08.2012Greve
Amenidades (Valdete Braga)
- 11.08.2012Coisas de ontem... e de hoje XXIII
Ponto de Vista do Batista (Nylton Gomes Batista)
- 11.08.2012Proibir o que já era proibido?
O Berro do Bode Zé (Jornal O Liberal)
- 11.08.201211 de agosto de 2012
Notas da Pedra (Elson Cruz)
- 11.08.2012Quando chega o calor...
Coluna do Evangélico (Zélia Miranda)