Secretário de saúde explica novos horários de atendimento nos hospitais

Mariana,
12 de Novembro de 2015

O secretário de saúde de Mariana, Juliano Duarte, esteve na quinta-feira (05) na Rádio Itatiaia para falar sobre a situação do município que passa por mudanças no atendimento de saúde pública para economizar cerca de R$ 1 milhão.

Juliano Duarte, representante da pasta de saúde há cerca de dois meses, apresentou aos ouvintes o novo sistema de atendimento da saúde pública marianense. Anteriormente, casos clínicos eram atendidos até às 19h nas Policlínicas do município, localizadas no bairro Cabanas e no bairro Colinas. A partir desse horário, as consultas eram realizadas no Hospital Monsenhor Horta, que possui convênio com a Prefeitura de Mariana, até às 7h da manhã.

Entretanto, a partir desse mês o atendimento será realizado nas Policlínicas até às 00h e no Monsenhor Horta, de 00h às 7h da manhã, exceto aos sábados em que começa às 19h e aos domingos que ocorre exclusivamente no MSH. A medida, segundo o secretário, economizará mais de R$ 1 milhão na saúde, que possuía dívida de cerca de 2 milhões quando assumida pelo secretário.

Juliano ressaltou ainda que a policlínica do bairro Cabanas possui um clínico geral e um pediatra para atender a população e que a unidade do bairro Colinas possui 11 médicos para atender aos pacientes clínicos. Casos de urgência e emergência seguem direcionais, independente do horário, para o Hospital Monsenhor Horta. Segundo ele, esse novo atendimento foi implantado no início desse mês e terá esses primeiros 30 dias para ser estudado. Havendo necessidade, há possibilidade de mudar novamente os horários.

Outubro Rosa/Novembro Azul

Outra realização da Secretaria de Saúde de Mariana foram as atividades do Outubro Rosa, focadas na conscientização e prevenção do câncer de mama. Entre os eventos promovidos aconteceram palestras em empresas e para a população com profissionais da área, atividades de conscientização, o 1º Pedal Rosa e muito mais. Para o mês de novembro, segundo Juliano, estão sendo preparadas atividades voltadas para a prevenção e conscientização do câncer de próstata.

UBS Pombal

O secretário aproveitou a oportunidade para falar sobre a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pombal, subdistrito de Vargem, em Mariana. A sede terá clínica médica para atender a comunidade, nutricionista, pediatra, dentista etc. O evento acontecerá no sábado (7), às 9h.

Secretário de saúde explica novos horários de atendimento nos hospitais
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook