Secretaria de Saúde encaminha mais pacientes para cirurgia de catarata

Mariana,
13 de Outubro de 2013

Foi com alegria que os 23 moradores que sofrem de catarata se despediram de seus familiares no Terminal Turístico na noite da quinta-feira (03/10) para fazer uma jornada rumo ao município de Sabinópolis, no Vale do Rio Doce. Mais uma vez, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou e custeou toda a viagem para os pacientes e seus acompanhantes.

As cirurgias fazem parte de uma parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de acelerar o atendimento dos pacientes que sofrem deste mal, e complementar as possibilidades de encaminhamento, não ficando restrita a oferta local.

“Estou sentindo a maior emoção do mundo, a expectativa é tão grande que parece minha primeira viagem na vida, e olha que tenho 70 anos” disse a aposentada Maria Aparecida Pinheiro. Dona Maria descobriu que tinha catarata há cerca de oito meses e relatou seu sofrimento com a doença. “Meus olhos ardem, parece que tem areia dentro deles, não consigo nem olhar para a luz. Não vejo a hora de acabar com esse sofrimento”, disse a aposentada.

O vice-prefeito Duarte Júnior “Du” esteve no local e desejou boa viagem para todos. “Já passou da hora do município olhar por vocês, nós estamos trabalhando com qualidade e respeito para atendê-los. Em nome do prefeito Celso Cota afirmo que nós do município de Mariana estamos a disposição para o que vocês precisarem”, disse “Du”.

Seu Joaquim Fernandes do Carmo, aposentado de 77 anos, foi na segunda viagem do mutirão, que aconteceu no dia 28 de setembro. “A viagem foi ótima! Não faltou nada para nós, teve lanche e água a vontade. Fiz a cirurgia nos dois olhos e não senti nada, graças a Deus”, comemorou.

Essa é a terceira viagem feita pelo mutirão. A primeira foi realizada no dia 12 de setembro. Até o momento, cerca de 70 pacientes já conseguiram realizar o procedimento contra a doença. Após a cirurgia, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha toda a recuperação dos pacientes.

Secretaria de Saúde encaminha mais pacientes para cirurgia de catarata - Foto de Diogo Queiroga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook