Secretaria de Saúde desenvolve atividades preventivas junto aos ouro-pretanos

Ouro Preto,
06 de Julho de 2012

Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde estão montando diversas atividades gratuitas de prevenção para a comunidade ouro-pretana. Uma delas utiliza o Lian Gong, uma espécie de ginástica oriental, que trata e previne dores no corpo, principalmente na região lombar.

O trabalho, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros São Cristóvão, Antônio Dias, Saramenha, Pocinho, Bauxita e Vila Aparecida, utiliza, em sua maioria, espaços comunitários da cidade. O fisioterapeuta e coordenador dos grupos de Lian Gong, Felipe Fonseca, explicou que qualquer um pode participar das atividades, basta comparecer no horário da aula com roupas adequadas à prática de esportes. O fisioterapeuta disse que essa modalidade foi criada, na China, pelo ortopedista Dr. Zhuang Yuen Ming como uma prática que se resume em 54 movimentos divididos em três grupos de 18 exercícios.

Segundo o secretário de Saúde, Ariosvaldo Figueiredo, o Lian Gong vai levar a uma diminuição da demanda do setor de reabilitação da Secretaria de Saúde, com atendimento da população perto de suas casas.

Esse trabalho é resultado da ampliação do alcance do Nasf, que já possuía médicos especialistas em ginecologia, pediatria, psicologia e clínica-geral, além de nutricionistas. Nesse último mês de março, 18 profissionais de nível superior foram contratados: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, assistentes sociais e farmacêuticos.

Paula dos Santos, integrante da equipe de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, comentou que o projeto de ampliação do Nasf foi encaminhado ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde. Ela completou que esta equipe multiprofissional serve para ampliar a questão da prevenção e promoção à saúde.

Confira os horários e locais onde as atividades de Lian Gong são aplicadas semanalmente:

Salão Amarelo do OPTC – 8h – Segunda e Quarta
Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus – 8h – Terça e Quinta
Capela de São Caristóvão – 9h30min – Terça e Quinta
Salão Comunitário do bairro Saramenha – 8h – Sexta
UBS de Pocinho – 9h30min – Sexta

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook