Qualidade da Saúde é comprovada e certificada

Itabirito,
20 de Maio de 2015

Saúde de Itabirito é avaliada pelo Pmaq e apresenta padrão de qualidade muito acima da média

As equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Especialidades odontológicas (Ceo) de Itabirito foram certificadas pelo Ministério da Saúde com padrões de qualidade acima da média e muito acima da média, dentro do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq), do Governo Federal.

O programa tem o objetivo padronizar procedimentos realizados na Atenção Primária (incluindo equipes médicas e odontológicas), no Nasf, (dentro das Unidades Básicas de Saúde) e no Ceo. Os próprios fiscais do Governo Federal vêm ao município realizar a fiscalização e a certificação.

A estrutura física das unidades, os equipamentos, a gestão, o planejamento, a organização, o desempenho dos servidores, e a satisfação dos usuários foram algumas das questões observadas. Depois de toda a análise, foi feita a classificação. As equipes podem ser classificadas como reprovadas, regulares, boas, dentro da média, acima da média e muito acima da média.

Itabirito foi um dos municípios que mais se destacaram na macrorregião de Belo Horizonte. A avaliação do município foi classificada como acima da média e muito acima da média do padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa para participar do programa foi voluntária. Todos os servidores da área da saúde se colocaram à disposição para serem avaliados.

Em 2012, o município participou do Pmaq com apenas uma equipe e foi classificado como reprovado. Em 2014, todas as equipes do PSF, Nasf e CEO participaram e obtiveram as maiores avaliações possíveis.

Para o Secretário de Saúde, Wolney de Oliveira, o resultado da avaliação é mais uma grande conquista para a população de Itabirito. “Agradeço a todos os funcionários e a diretora da Atenção Primária, Carla Cristina, a então coordenadora da Saúde Bucal, Rosane Gallo que se empenharam ao máximo junto com suas equipes e fizeram esse belo trabalho por Itabirito. Agora temos nossa responsabilidade aumentada, pois precisamos manter o padrão de qualidade já alcançado”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook