Programa Jovens de Ouro faz parceria com a Rede Cidadã

Ouro Preto,
20 de Maio de 2015

Aumento no valor da bolsa, carteira assinada e garantia dos direitos trabalhistas também fazem parte das mudanças

O Programa Jovens de Ouro foi reestruturado em 2015. A novidade agora é a parceria com a ONG Rede Cidadã, estimulando a entrada dos jovens no mercado de trabalho por meio do Programa de Aprendizagem. A mudança atende às recomendações feitas pelo Ministério do Trabalho.

Com duração de 18 meses, o Programa alia a vivência profissional ao conhecimento teórico que será transmitido uma vez por semana nos encontros dos jovens com os técnicos da Rede Cidadã. Além do conteúdo relacionado à atividade desempenhada pelos jovens nos diversos setores da Prefeitura, a Organização promoverá também o desenvolvimento social dos jovens, por meio de orientações sobre cidadania, consciência ambiental, organização financeira, entre outros assuntos.

Atualmente, o Programa Jovens de Ouro conta com 30 jovens que estão prestando serviços em vários setores da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. A jornada de trabalho é de 4 horas diárias, durante quatro dias da semana, mais um (1) dia com 4 horas de aulas teóricas junto aos técnicos da Rede Cidadã.

Antes, os jovens faziam jus a uma bolsa educativa que girava em torno de R$209,00. Depois da reestruturação, os jovens passam a receber meio salário mínimo, com carteira assinada, tendo ainda a garantia dos seus direitos trabalhistas, conforme o que determina a Lei 10.097/2000 – Lei da Aprendizagem – que foi criada para apoiar os jovens em seu primeiro passo para o mercado formal de trabalho.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Regina Braga, considera as mudanças bastante positivas e espera que em breve a Prefeitura possa aumentar o número de jovens participantes do Programa.

A Supervisora de Projetos da Rede Cidadã em Ouro Preto, Daniela Santana, também comenta sobre a parceria. “Com o Programa, nós acreditamos que o jovem tem acesso mais estruturado ao mercado de trabalho, pois trabalhamos a teoria e a prática. Assim, as chances de sucesso profissional são maiores”, explica.

A Rede Cidadã

Fundada em 2002 em Belo Horizonte, a Rede Cidadão está hoje em 47 cidades distribuídas em nove Estados brasileiros. O trabalho é realizado em 3 eixos: empregabilidade, com cursos de capacitação voltados para maiores de 18 anos; empreendedorismo, prestando consultorias a pequenos empreendedores; e Aprendizagem, com aulas teóricas e práticas para jovens entre 14 e 24 anos. Em Ouro Preto, o Programa é desenvolvido desde o final de 2012.

Programa Jovens de Ouro faz parceria com a Rede Cidadã
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook