Primeira etapa da revitalização do conjunto ferroviário de Miguel Burnier entra em fase final

Ouro Preto,
30 de Agosto de 2012

A restauração da antiga estação ferroviária de Miguel Burnier, distrito localizado a 40km da sede de Ouro Preto, está em fase final. A primeira etapa da revitalização, que envolve o prédio da estação e a velha caixa d’água (utilizada para reabastecer os trens movidos a vapor) começou em abril e está prevista para terminar no início de setembro.

Os prédios da estação ferroviária fazem parte da história e da formação do distrito, contudo estavam abandonados e depredados pela ação do tempo e do vandalismo. A situação mudou em dezembro de 2009, com a assinatura de um termo de compromisso para a proteção e a preservação dos bens ferroviários, que passou a gestão das edificações ao Município.

Dessa maneira, todo o conjunto ferroviário foi tombado como patrimônio histórico e cultural e passou a ser estudado para o desenvolvimento de um projeto que restaurasse e desse uma destinação sociocultural ao local.

Nos planos para a estação, foram acrescentados banheiros, uma biblioteca, uma sala, onde serão realizados os ensaios da banda, e uma cantina, da qual a maioria do dinheiro arrecadado será utilizado para manter o prédio conservado.

A revitalização também incluiu a pintura de toda a fachada e a instalação de novas partes hidráulica, elétrica e de um sistema de proteção de descarga atmosférica (SPDA). Além disso, houve também a restauração de todos os cômodos, mantendo os aspectos originais dos pisos, forros, das portas, janelas e fechaduras, reaproveitando tudo que não foi perdido na época de abandono.

Segundo Maria Cristina Cairo, Assessora Especial de Patrimônio e Urbanismo, a segunda parte da revitalização contemplará os prédios que abrigam o antigo dormitório e a oficina. Ela comentou, ainda, que essa etapa não tem data de início, pois ainda está em fase de captação de recursos.

A obra é uma realização do Governo Federal, com a parceria da Prefeitura de Ouro Preto. Ambos destinaram, aproximadamente, 900 mil reais para a conclusão do trabalho.

Primeira etapa da revitalização do conjunto ferroviário de Miguel Burnier entra em fase finalPrimeira etapa da revitalização do conjunto ferroviário de Miguel Burnier entra em fase final
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook