Previne oferece TFD, Cardiologia e brevemente ESF

Mariana,
10 de Maio de 2012

Os espaços do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e de Cardiologia de Mariana foram ampliados, durante a reforma do prédio do Previne – Centro de Medicina Preventiva, que se localiza na Rua Wenceslau Braz nº 461, Centro de Mariana.

As obras, que ocorreram nos últimos meses, foram supervisionadas pela Secretaria Municipal de Saúde e permitirão a implementação do ponto de Estratégia de Saúde da Família (ESF), o tradicional “posto de saúde”, com inauguração a ser confirmada.

Tratamento Fora de Domicílio

O agendamento de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) – conforme pactuação Município/Estado, de transporte para procedimentos fora de Mariana e a liberação de serviços de saúde não oferecidos pela Prefeitura, mas disponíveis na cidade – são realizados no setor de Regulação Ambulatorial.

A Regulação Ambulatorial, que antes funcionava na recepção do Previne, está no primeiro andar desse prédio e seus coordenadores informam que a marcação de transporte é realizada de segunda à sexta, de 7h às 11h. Para o agendamento dos demais pedidos, o paciente deve levar o encaminhamento médico e xerox de identidade; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); Comprovante de endereço (em seu nome ou de seus pais, caso esteja no nome do marido ou da esposa levar cópia da certidão de casamento) / ou recibo de aluguel / ou declaração de endereço da Unidade de Saúde em que pegou o encaminhamento). Em caso de cirurgias também apresentar os exames complementares e/ou anteriores. Já para a marcação de exames de ultrassom, endoscopia e eco cardiograma deve ser feita na Policlínica Dr. Elias Salim Mansur, “Policlínica Velha”.

Cardiologia

O setor de Cardiologia municipal voltou a funcionar no Previne, onde exames e consultas são realizados desde março deste ano, facilitando a acessibilidade de pacientes cadeirantes ao serviço.

A marcação de consultas com médico cardiologista é realizada de segunda à sexta, a partir de 7h, devendo ser feita pessoalmente e apresentando o encaminhamento do médico. Já o agendamento de exames de teste ergométrico, eletroencefalograma (ECC) e eletrocardiograma (ECG) acontece mensalmente, em dia e horário previamente marcado pelo setor, devendo ser feito pessoalmente e apresentar encaminhamento médico. Em caso do clínico indicar atendimento urgente, o agendamento é feito na data mais próxima da apresentação.

Os exames de ecocardiograma são realizados na Policlínica Municipal Dr. Elias Salim Mansur, “Policlínica Velha”. O agendamento também é feito por meio de encaminhamento médico de segunda à sexta, a partir de 8h.

Mariana terá mais uma unidade básica de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para que, em breve, seja inaugurado o posto de Estratégia de Saúde da Família – Centro I (ESF – Centro I), antigo PSF, com data a ser confirmada. A previsão é que a unidade ofereça os serviços básicos de saúde.

Desde o início desse ano, a Equipe do ESF – Centro I, que no momento é composta por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde, realiza o cadastro das famílias residentes na área de abrangência (Centro/Barro Preto). A enfermeira avalia e dá os devidos encaminhamentos para médicos que atendem na policlínica Dr. Elias Salim Mansur. Além disso, o serviço de enfermagem realiza atendimento de atenção integral das famílias e também aos portadores de hipertensão e diabetes, identificando-os e cadastrando para realizar o acompanhamento adequado.

A área de abrangência é da Rua Monsenhor Rafael Coelho até o depósito Azevedo, Rua Santa Cruz, Wenceslau Bráz, Marquês de Pombal, Cascalheira, Bom Jesus, Avenida Manoel Leandro Correa, Rua Praia do Canela, Rua Luiz Antônio Bastos e travessa Luiz Antônio Bastos. No bairro Fonte da Saudade são as ruas com nomes de países ex: Dinamarca, Alemanha e etc.

O que são pontos de Estratégia de Saúde da Família (ESF)?

Nos pontos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo PSF, são realizados o controle frequente da saúde de todos os membros da família. Esse acompanhamento visa a prevenção de doenças - ou complicações em caso de doenças já estabelecidas, em crianças, jovens, adultos e adultos com mais de 60 anos até gestantes. Nele também são feitos os encaminhamentos a médicos especialistas, quando necessário.

Previne oferece TFD, Cardiologia e brevemente ESFPrevine oferece TFD, Cardiologia e brevemente ESF
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook