Prefeitura realiza fórum para discutir direitos da mulher

Mariana,
17 de Março de 2014

Informar, refletir e conscientizar as mulheres marianenses sobre os seus direitos. Esse foi o principal objetivo do 1º Fórum Municipal de Direitos Sociais das Mulheres, promovido pela Prefeitura de Mariana, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O evento foi realizado no Centro de Convenções, nesta terça-feira (11) ainda em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.

Cerca de 200 mulheres, que fazem parte do programa municipal de inclusão produtiva e garantia de renda mínima, participaram das atividades. O prefeito Celso Cota e vice-prefeito Duarte Junior ‘Du’, acompanhados de suas esposas, estiveram presentes no evento, juntamente com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ivânia Perdigão. O presidente da comissão de direitos humanos da Câmara, vereador Cristiano Villas Boas também participou do encontro.

A primeira-dama e idealizadora do programa que apoia as mulheres chefes de família do município, Cristina Cota, deu as boas-vindas e falou sobre a importância de se valorizar os direitos e a luta das mulheres. Logo após, as integrantes do programa puderam se informar sobre diversos temas com uma série de palestras durante toda a manhã.

O assessor técnico de governo e advogado, Israel Quirino, falou sobre renda e cidadania, abordando questões sobre direito, dignidade e valorização das mulheres. Logo após foi a vez da médica Elizabeth Silva que falou sobre a saúde da mulher, destacando a importância dos cuidados e prevenção às doenças. A terceira palestra foi com a representante do comitê gestor do Rede pela Vida, GM Ana Cláudia, que apresentou o programa de enfrentamento às drogas do município e por fim, a coordenadora da Defensoria Pública Municipal, advogada Josíris Tavares falou sobre os mecanismos para que as mulheres garantam seus direitos nas mais diversas esferas.

O prefeito Celso Cota reforçou a luta do município para garantir os direitos das mulheres marianenses. “Nosso maior dever é fortalecer e levar conhecimento às mulheres marianenses, porque quem tem informação, tem poder”, disse. “Temos trabalhado para garantir a dignidade e o crescimento de nossas mulheres, especialmente as chefes de família, através de programas como o de habitação, o renda mínima, o tempo integral, o rede pela vida, sendo que cada dia buscamos novas formas de melhorar a qualidade de vida das nossas guerreiras”, afirmou o prefeito.

O encontro foi encerrado com um almoço e cada participante foi presenteada com uma rosa, como forma de homenagem.

Prefeitura realiza fórum para discutir direitos da mulher - Foto de Allãn PassosPrefeitura realiza fórum para discutir direitos da mulher - Foto de Allãn PassosPrefeitura realiza fórum para discutir direitos da mulher - Foto de Allãn Passos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook