Colégio Técnico Inconfidente Alvares Maciel

Prefeitura de Ouro Preto realiza Conferências Municipais

Ouro Preto,
15 de Julho de 2013

Eventos debatem temas para aprimoramento de serviços

Durante os meses de junho, julho e agosto a Prefeitura de Ouro Preto realiza uma série de Conferências Municipais em diversas áreas. Para abrir a sequência, o evento de Educação, que aconteceu no dia 14 de junho, discutiu temas relacionados à rede de ensino e questões voltadas para a melhoria da educação brasileira.

Após esta, o Município realiza ainda as conferências de Meio Ambiente, Promoção da Igualdade Racial, Assistência Social e Cultura. Todos os encontros não só são abertos à comunidade, como é de grande importância a participação da população para analisar e discutir novos investimentos ao Município.

Meio Ambiente

A Conferência Municipal de Meio Ambiente acontece nessa terça (16), das 13h às 18h, no Centro Educacional Social da Família Ouro-pretana (CESFO), localizado na Praça Monsenhor Castilho Barbosa, 30 – Pilar. O tema do evento deste ano será “Resíduos Sólidos”.

O objetivo da conferência é elaborar, discutir, aprovar e encaminhar propostas de melhorias para os problemas da região. Serão discutidos os seguintes eixos: Produção e consumo sustentável; Educação ambiental; Geração de emprego e renda; e Redução dos impactos ambientais. Desse debate, 20 propostas serão levadas à Conferência Estadual que se realizará nos dias 30 e 31 de agosto em Belo Horizonte.

Promoção da Igualdade Racial

Em sua primeira edição, a Conferência de Promoção da Igualdade Racial será realizada no dia 20 de julho, de 8h às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da UFOP, localizado no Campus Morro do Cruzeiro. O tema do encontro será: Democracia e desenvolvimento, por uma Ouro Preto afirmativa.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Willian Adeodato, lembra que Ouro Preto está avançando na elaboração e criação de ações afirmativas: “A Prefeitura já deu um passo importante ao tomar iniciativa de criação do Conselho”, ressalta.

Assistência social

A Conferência de Assistência Social será nos dias 2 e 3 de agosto, no auditório do Departamento de Geologia (Degeo) da UFOP, localizado no Campus Morro do Cruzeiro. Durante o encontro serão discutidas propostas para o aprimoramento dos serviços de assistência social. O evento conta com palestras, mesas e debates em torno do tema. Além disso, os participantes poderão conferir os trabalhos realizados pelos Centros de Referencia da Assistência Social (CRAS) de Ouro Preto em exposições e apresentação artística.

As atividades serão voltadas para usuários do serviço, instituições e profissionais da área. Porém, o evento é aberto ao público geral, sem necessidade de inscrição.

Cultura

A Conferência de Cultura acontece no dia 10 de agosto, nas dependências da Escola de Farmácia da UFOP, das 8h às 18h. Durante o evento serão debatidas possíveis formulações e desenvolvimento de políticas públicas para o Município. O tema deste ano é: “Uma política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Educação

A Conferência Municipal da Educação foi realizada no dia 14 do último mês. Durante a reunião, forma escolhidos os representantes do Município para a etapa Regional do evento que aconteceu em Mariana, no dia 26. Além disso, foram abordados tópicos a serem discutidos na Conferência Nacional do próximo ano, em Brasília O evento contou com representantes do poder público, segmentos e instituições educacionais, incluindo professores, servidores, alunos e pais de alunos, e setores sociais.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook