Ouro Preto é palco de eventos de importância internacional

Ouro Preto,
02 de Fevereiro de 2012

Ouro Preto receberá, no mês de fevereiro, dois eventos promovidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em conjunto com a Unesco e com o apoio da Prefeitura. O “Encontro de Especialistas em Patrimônio Mundial e Desenvolvimento Sustentável” acontecerá de 5 a 8. Já a “Reunião do Segundo Ciclo do Informe Periódico para a América do Sul” será realizada entre os dias 9 a 11. Ambos no espaço cultural da Fiemg, na Praça Tiradentes.

O “Encontro de Especialistas em Patrimônio Mundial e Desenvolvimento Sustentável” reunirá profissionais de vários países para debater a incorporação de princípios na gestão desse temas, além de oferecer sua contribuição na reflexão da Conferência Rio+20. O evento contará com a presença do prefeito Angelo Oswaldo que discorrerá a respeito do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que representa um reconhecimento às ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

A programação é bastante vasta. O presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida, falará sobre Políticas Públicas de Conservação da Herança Cultural e Érica Avrami, representando o Fundo do Patrimônio Mundial (WMF), sobre conservação do patrimônio. Na oportunidade Vicente Cibilis, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) discorrerá sobre financiamento de iniciativas de conservação, entre outras palestras.

A “Reunião do Segundo Ciclo do Informe Periódico para a América do Sul” promoverá uma avaliação do Patrimônio Mundial da região, especialmente no que diz respeito à sua gestão e conservação, as principais cidades-sítios latino-americanas do patrimônio estão reunidas na oportunidade. Para o prefeito Angelo Oswaldo, “eventos da Unesco, em Ouro Preto, projetam a cidade no contexto cultural do mundo inteiro“.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook