Nos 30 anos do “Diretas Já”, Ouro Preto sedia a 63ª solenidade da Medalha da Inconfidência

Ouro Preto,
29 de Abril de 2014

A cerimônia contou com a participação do governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho (PP) e do senador Aécio Neves (PSDB) orador oficial do evento

Na segunda-feira (21) dia de Tiradentes, a capital do estado de Minas Gerais foi simbolicamente transferida para Ouro Preto. A solenidade cívica ocorreu no centro da cidade, na Praça Tiradentes, em referência ao mártir da Inconfidência Mineira: Joaquim José da Silva Xavier. A importante tradição acontece acompanhada da entrega da Medalha da Inconfidência, homenageando 240 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

O evento iniciou-se às 19h, com a salva de 21 tiros da Tropa da Polícia Militar, marcado também pela tradicional chegada da tocha da liberdade trazida de São Lourenço pelos Cavaleiros da Inconfidência. Em seguida, ocorreram os discursos, momento em que a necessidade de um novo pacto federativo foi assinalada pelo prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho (PSDB). “Nos municípios vivem os cidadãos, e lá devem ficar a maioria dos recursos. O futuro presidente do Brasil deve reformar verdadeiramente o Estado Brasileiro”, afirmou o prefeito.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) orador do evento, recebeu o Grande Colar da Inconfidência das mãos do governador de Minas. Em seu discurso, o pré-candidato a presidência destacou diversos problemas que persistem no Brasil, como o aumento da violência e as condições precárias na área da saúde, defendendo a importância de mudanças estruturais para o desenvolvimento do país. “É imprescindível a retomada do crescimento e o ajuste da distribuição de oportunidades”, declarou Aécio Neves. O governador Alberto Pinto Coelho (PP) enfatizou o pioneirismo de Minas Gerais nos movimentos históricos do Brasil em momentos de luta pela democracia, e reafirmou a necessidade de reformas na distribuição de recursos entre União, estados e municípios.

A cerimônia foi criada em 1952 durante o governo de Juscelino Kubitscheck, sendo considerada a maior comenda concedida pelo estado anualmente. Todos os anos, durante o dia 21 de abril, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto. As medalhas entregues têm quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Este ano a homenagem coincidiu com os 30 anos do movimento “Diretas Já” e os 25 anos da Constituição de Minas Gerais. Com isso, foi apresentado um vídeo com momentos marcantes da luta pela redemocratização do Brasil. A solenidade também contou com a participação do cantor e compositor mineiro Marcus Viana acompanhado do coral e da Orquestra da Polícia Militar de Minas.

População barrada

Apesar dos posicionamentos lançados por lideranças políticas e civis locais, contra o bloqueio do acesso pela população local e povo em geral à Praça Tiradentes, mais uma vez a organização do governo do estado não permitiu a entrada de populares. Cercados por estruturas metálicas, os convidados viram de longe a aglomeração de algumas dezenas de estudantes de orientação política e ideológica contrárias às do partido presidido por Aécio Neves, o PSDB, buscando impulsionar pela via do protesto a antipatia local às lideranças presentes. Um credenciamento para circulação de locais pela praça foi realizado, na tentativa de mitigar o “sítio” criado, mas sem efeitos significativos na opinião pública, vozeadas especialmente pelos vereadores Chiquinho de Assis (PV) e Leo Feijoada (PSDB).

Nos 30 anos do “Diretas Já”, Ouro Preto sedia a 63ª solenidade da Medalha da Inconfidência - Foto de Giovanna de Guzzi / Verbalize! JrNos 30 anos do “Diretas Já”, Ouro Preto sedia a 63ª solenidade da Medalha da InconfidênciaNos 30 anos do “Diretas Já”, Ouro Preto sedia a 63ª solenidade da Medalha da InconfidênciaNos 30 anos do “Diretas Já”, Ouro Preto sedia a 63ª solenidade da Medalha da InconfidênciaNos 30 anos do “Diretas Já”, Ouro Preto sedia a 63ª solenidade da Medalha da Inconfidência
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook