Morro Santana passa por diversas obras de mobilidade e infraestrutura

Ouro Preto,
03 de Agosto de 2014

Dentre as melhorias estão as obras de pavimentação e saneamento na maioria das ruas do bairro

A comunidade do Morro Santana já vê grandes mudanças no bairro que tem passado por melhorias nos últimos meses. Uma série de obras de infraestrutura é executada no local a fim de proporcionar mais mobilidade, qualidade de vida e conforto aos moradores. As intervenções passam por saneamento e infraestrutura, com drenagens e contenções de encostas, recuperação de calçamentos e recapeamentos asfálticos, além da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Mobilidade e saneamento

A grande maioria das ruas do bairro, dentre elas as ruas Santa Marta, do Campo, Santa Cruz, Serra Negra, passaram por obras de pavimentação, algumas receberam massa asfáltica e outras, para preservar a região histórica, passaram por recuperação de calçamento. Na rua 15 de Agosto, principal via de acesso ao bairro, foram realizadas obras de alargamento, drenagem pluvial, rede de esgoto e agora entra em sua fase de finalização com a construção de passeios e contenções.

Moradora do bairro há mais de 40 anos, Benedita Lourenço, conta que o local sofreu com as chuvas e alguns trechos desmoronaram. “A gente passava aqui com muita dificuldade. Há uns três anos isso aqui caiu tudo lá embaixo” e completa, “agora esse trabalho aqui será de grande ajuda, vai ser um enorme benefício para nós”.

Saúde

Os moradores também aguardam ansiosos pela implantação da nova UBS, que tem previsão de conclusão para o segundo semestre do próximo ano. Atualmente o terreno está sendo preparado para receber a obra, passando por retirada de terra e nivelamento.

Eva Maria Borges, mãe de dois filhos, mora em frente o terreno que irá receber a UBS e conta que costuma levar os filhos no Posto de Saúde, mais distante de sua casa, cerca de 10 minutos de caminhada. “Agora, qualquer necessidade já estamos perto”, e comemora a nova construção. “Vai ser muito importante para mim e para todo mundo da comunidade”.

O vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro, Geraldo Evangelista, conhecido como Santa Rita, fala sobre a importância das obras que, segundo ele, são esperadas há mais de 15 anos pelos moradores. “A UBS é um sonho antigo da comunidade que agora vira realidade. Com relação a melhoria da 15 de Agosto, também é outra reivindicação antiga. O pessoal descia e subia a pé e não tinha acesso a passeio, era muito perigoso, havia acidentes de carros, com pedestres, motos... Essa obra é um grande avanço para nós da comunidade”, comemora.

Obras em números

Ao todo, pelo menos 26 ruas no Morro Santana receberam nova pavimentação, somando cerca de 13 mil m² de asfalto. Para a UBS serão destinados aproximadamente R$1,5 milhão na construção que levará cerca de um ano para ser entregue, e na rua 15 de Agosto o investimento foi de R$ 254 mil vindos de recursos próprios.

A ruas que receberam asfaltamento ou calçamento foram: Rua Santa Marta, Rua do Campo, Rua José Eugênio Cabral, Rua Santo Antônio, Rua São Gonçalo, Rua Campinas, Rua Santa Cruz, Rua São Vicente, Travessa Manja Légua, Travessa Atalaia, Travessa Itatiaia, Rua Caiçara, Travessa 16 de Julho, Rua 25 de Dezembro, Travessa Caiêra, Rua Serra Negra, Rua Vitorino Gonçalves Reis, Travessa Serra da Brisa, Travessa Santa Bárbara, Travessa 8 de Julho, Rua José Moreira Júnior, Rua Coqueiro, Pinheiros Altos, Rua Uberlândia, Travessa Chapada, Rua Guaraciaba.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook