Mamografia, a prevenção é o melhor caminho

Mariana,
02 de Abril de 2015

Na segunda-feira (16) Mariana recebeu a Unidade Móvel de Mamografia, que vai atender às mulheres da cidade. Cerca de 600 mulheres realizaram o cadastro na Secretaria Municipal de Saúde para realizar o exame, que é gratuito. A carreta vai ficar na área de estacionamento da Arena Mariana até o dia 1º de abril.

Para efetivar o atendimento e prevenir o câncer de mama as mulheres precisam desfazer mitos que as afastam da mamografia. Por exemplo, o medo de encarar um possível diagnóstico, a falsa ideia de que o exame é doloroso e até questões culturais, como vergonha do médico ou ciúmes do marido. É recomendável que mulheres acima de 40 anos realizem o exame uma vez por ano.

Atualmente, mais de 12 mil mulheres morrem por ano no Brasil em decorrência da doença. A maioria morre por falta de informação, já que poderia ter diagnosticado precocemente o tumor com o exame de mamografia, aumentando assim as chances de cura, que para este tipo de câncer pode chegar a 95%. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia são mais de 52 mil novos casos a cada ano. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura. E a mamografia é o caminho melhor e mais seguro para prevenir este problema.

A Unidade Móvel de Mamografia é enviada às cidades de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e tem capacidade para realizar 60mamografias diariamente. Mais informações: 3557 9800.

Mamografia, a prevenção é o melhor caminho - Foto de Eliene Santos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook