José Maria é o novo presidente da Câmara de Itabirito

Itabirito,
03 de Maio de 2012

A chapa 2 formada por José Maria – Presidente, Alex Salvador (PSD) – vice-presidente; e secretário, Luiz Fernando, o “Bolotinha” (PSDB), venceu por 5 a 3 a eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo de Itabirito, em reunião ordinária realizada na segunda-feira, 23. A chapa concorrente (6) foi composta pelos vereadores Ilacy Simões (PDT), Hélio Garcia “Primo” (DEM) – vice-presidente; e Geraldo Mendanha (PT) secretário. A convocação da eleição atendeu a determinação judicial e se arrastava desde novembro do ano passado. A posse está marcada para o próximo dia 4, em reunião solene.

Os vereadores Ricardo Francisco (PMDB), Roselene Cardoso, a “Rose da Saúde” (PSDC) e Geraldo Mendanha votaram na chapa 6; já os vereadores da chapa 2 votaram neles mesmos, assim como Celina Rodrigues (PSDB) e Primo que, mesmo concorrendo à eleição pela chapa 6, preferiu votar na chapa de José Maria. O vereador Ilacy não participou da reunião. Antes da votação, o presidente Geraldo Mendanha consultou os edis se poderia realizar a eleição sem a presença do edil e todos concordaram.

A eleição corria sub judice desde 19 de novembro, quando houve empate das chapas. Segundo o Regimento Interno da Casa, nesse caso uma nova eleição é convocada, e mesmo mantendo-se o resultado o critério de desempate é a faixa etária. A presidência da Casa declarou vencedora a chapa de Ilacy, por ser mais velho que José Maria, antes de realizar o obrigatório segundo processo eleitoral. Os vereadores de oposição entraram com um mandado de segurança com o objetivo de anular a eleição. Na última sexta-feira, dia 20, a presidência foi intimada pela Comarca de Itabirito a realizar a eleição na próxima reunião ordinária.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook