Itabirito é um dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro atualizado este ano

Itabirito,
21 de Outubro de 2016

Mais de mil municípios brasileiros foram excluídos do Mapa na última atualização

O Ministério do Turismo atualizou este ano o Mapa do Turismo Brasileiro, que teve diminuição de 34% no número dos municípios integrantes. De 3.345 cidades que integravam o Mapa em 2013, apenas 2.175 ainda fazem parte do banco de dados e Itabirito é uma delas. O município itabiritense cumpriu todos os critérios estabelecidos pelo Ministério e reforça a gestão turística ao continuar fazendo parte do Mapa.

Para integrar o Mapa do Turismo, os municípios devem integrar uma região turística, que conta com municípios de características e potencial turístico semelhantes. Itabirito integra o Circuito do Ouro, ao lado de municípios como Ouro Preto, Congonhas e Mariana. Mais que isso, o município deve ainda obedecer a uma série de critérios que demonstram uma boa gestão da área, como possuir um órgão responsável pela pasta de turismo e comprovar a existência de dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente.

Em Minas Gerais, a queda no número de municípios integrantes do Mapa foi ainda mais acentuada do que no Brasil, passando de 466 para 181 municípios. Entre os municípios do Circuito do Ouro, do qual faz parte Itabirito, apenas um município deixou de pertencer ao Mapa com a última atualização e hoje são 13 os integrantes. Isso demonstra o compromisso com uma gestão integrada do Turismo. “Não basta que uma cidade ou região tenha vocação para o turismo, é necessário trabalhar o turismo do ponto de vista da gestão. Integrar o mapa é sinal de que as cidades estão organizadas e fazem a cadeia do turismo funcionar”, explica o presidente do Circuito do Ouro e secretário de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, Ubiraney de Figueiredo Silva.

Itabirito já havia dado outra demonstração de boa gestão na área turística no final de 2015, quando integrou pela primeira vez a lista de municípios mineiros beneficiados com o ICMS Turístico. A nota itabiritense foi máxima de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Turismo e garantiu repasse de recursos para Itabirito em 2016.

Mapa do Turismo

O Mapa do Turismo Brasileiro é instrumento que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo. Trata-se de um instrumento que auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados a desenvolver políticas públicas para o turismo. O Mapa foi criado em 2004 e, desde então, já passou por quatro atualizações, sendo a última em 2016. Atualmente, os 2.175 municípios integrantes estão divididos em 291 regiões turísticas.

Todos os municípios brasileiros podem participar do Mapa, desde que cumpram os critérios estabelecidos na Portaria MTur nº205, de 9 de dezembro de 2015. Existem municípios, por exemplo, que não recebem turistas, mas que podem apoiar ou se beneficiar da atividade turística. Esses municípios podem cooperar com os municípios turísticos fornecendo mão de obra, serviços e produtos associados ao turismo (artesanato, produção agroindustrial, produção têxtil etc.). Outras informações podem ser obtidas em www.mapa.turismo.gov.br.

Itabirito é um dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro atualizado este ano - Foto de Sanderson PereiraItabirito é um dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro atualizado este ano - Foto de Sanderson Pereira
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook