Itabirito: A melhor média do Ideb da Região dos Inconfidentes

Itabirito,
24 de Setembro de 2014

O resultado do município superou o estadual e o nacional

A rede municipal de educação de Itabirito se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2013 (Ideb).

O município obteve resultados superiores à media nacional e à estadual nos anos iniciais (5º) e finais (9º) do ensino fundamental e ainda a melhor nota entre os municípios da Região dos Inconfidentes: o Ideb do 5º ano do ensino fundamental foi de 6.4 alcançando a meta de 2017 projetada pelo MEC, e superando a média estadual de 5.4 e a nacional de 5.2.

Quando comparados o 9º ano do ensino fundamental, Itabirito obteve nota de 5.5 (a meta do MEC era 4.8) e novamente superou a média estadual de 4.0 e a nacional de 4.2.

O Município se destacou também com a melhor classificação nos anos iniciais e finais do ensino fundamental da região dos Inconfidentes. A média de Itabirito superou inclusive a da Capital Mineira.

Na avaliação da secretária de Educação, Ana Góis, o bom resultado do índice está diretamente ligado aos programas implantados desde o início da gestão do Prefeito Alex Salvador, como inovações obtidas com experiências locais, aos projetos em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede pública de Itabirito.

“A rede de ensino de Itabirito (estadual e municipal) merece grande destaque. O Ideb alcançado pelo município revela o trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede pública de ensino”, conta.

Ideb

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook