Hiperdia tem encontros para pacientes com diabetes e hipertensão

Mariana,
11 de Agosto de 2012

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Diabetes e Hipertensão (Hiperdia), realiza encontros mensais com grupos de pacientes com Diabetes e Hipertensão como forma de trocar informações e prevenir possíveis complicações das doenças.

Nove grupos de pessoas com diabetes e três grupos de hipertensos participam dos encontros. Durante a discussão, mediada pela Coordenadora do Hiperdia e enfermeira, Marcela Cenachi da Silva, são tratados importantes temas, como o que são, de fato, as doenças; quais são os medicamentos adequados ao tratamento; qual é a alimentação indicada aos pacientes; quais os tipos de complicações mais comuns; como entender os rótulos dos medicamentos, entre outros assuntos.

Antes de cada reunião, os participantes são submetidos a exames rápidos para acompanhamento, como medição da pressão arterial e glicemia. No entanto, esse procedimento NÃO substitui o tratamento clínico, é uma ação conjunta.

Segundo Marcela Cenachi, os encontros são uma forma de trocar informações sobre as doenças. Durante as conversas, os pacientes conversam entre si e percebem que não são os únicos a lidar com os problemas que enfrentam.

As reuniões acontecem no Hiperdia, à Rua Santa Cruz, nº 368, Barro Preto (antiga casa do Peninha). Às segundas, quartas e sextas, a conversa é entre os portadores de diabetes. Os hipertensos se reúnem às quintas-feiras. Para fazer parte dos grupos – formados por, no máximo, 15 integrantes – os interessados devem ir até o Hiperdia, onde serão cadastrados e orientados.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook