Governador Alberto Pinto Coelho preside cerimônia do Dia de Minas em Mariana

Mariana,
15 de Julho de 2014

O governador Alberto Pinto Coelho preside, na próxima quarta-feira, amanhã (16) em Mariana, a cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. Durante a solenidade serão agraciados com a Medalha Dia do Estado de Minas Gerais personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.

O decreto estadual transfere, simbolicamente, a capital do Estado para Mariana, primeira cidade e primeira capital mineira, que em 2014 comemora 318 anos de fundação.

A solenidade remonta às tradições de Minas. Em 1711, a Vila de Nossa Senhora do Carmo recebeu o título de primeira capital do Estado. Somente mais tarde se transformou em município e recebeu o nome de Mariana, uma homenagem de Dom João Quinto à sua mulher, a rainha Maria Ana. O título de capital durou nove anos. Em 1720, a sede do Estado foi transferida para Ouro Preto. Em alusão a importância da primeira sede do Governo de Minas foi instituído há 35 anos o Dia de Minas.

História da Medalha

A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado. Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.

No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao então governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, instituiu a data como Dia de Minas, bem como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais.

Governador Alberto Pinto Coelho preside cerimônia do Dia de Minas em Mariana - Foto de Gil Leonard
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook