Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana encerra suas atividades com arte oriental e uma amostra do pop nacional

Mariana e Ouro Preto,
17 de Julho de 2014

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Wilson Sideral, Min Tanaka e atrações infantis são destaques da programação deste fim de semana

O Festival de Inverno se aproxima do fim, mas com uma nota feliz e intensa programação para o fim de semana que vem chegando.

Wilson Sideral traz para Ouro Preto o tradicional pop rock mineiro. Ele se apresenta no Bar do Festival, que fica no Centro de Artes de Convenções no sábado (19). No mesmo dia, o trombonista Raul de Souza é a atração da praça da UFOP. Prestes a completar 80 anos, o artista é considerado referência mundial de seu instrumento e pela ginga e fraseado brasileiro, adquirido nas gafieiras cariocas. Ainda nesta noite, no Conexão Festival Caem, o ritmo rock prevalecerá com duas bandas cover a partir das 23h50. It’s Only Rolling Stones lembrará os sucessos da banda inglesa, e o Balão Vermelho trará a época do Barão Vermelho de volta.

O grande destaque da Curadoria de Artes Cênicas é a performance do japonês Min Tanaka, que vem ao Brasil pela segunda vez. Aos 69 anos, suas contribuições enfatizam a unidade psicofísica do corpo e causam um grande impacto cultural, tanto na arte e na cultura japonesa, quanto no exterior, por meio de sua colaboração com intelectuais, cientistas e artistas de seu tempo. Na sexta-feira (18) Min Tanaka faz o espetáculo Locus Focus, um projeto no qual o dançarino cria improvisações por todos os lugares onde ele se apresenta. Será no Teatro Sesi Mariana, às 20h (as senhas devem ser retiradas no Centro de Atendimento ao Turista – CAT em Mariana a partir de 12h de sexta). Já a performance do japonês será no domingo (20) às 16h, no Morro da Forca, em Ouro Preto.

Ele não convida, arrasta – O FREVO! é uma das atrações para a criançada. No dia 19, em Mariana, e no domingo (20) em Ouro Preto, ambos às 16h, o artista Alisson Lima apresenta uma releitura do frevo e da capoeira, manifestações tão popularmente executadas no Brasil. Alunos da Oficina de Percussão junto com o Grupo de Cavalo Marinho, de Ferreiros em Pernambuco, celebrarão o encerramento do Festival com o cortejo do Grupo Mergulhão, que sairá no dia 20 de julho, às 10h, da praça Tiradentes e chegará no Largo da Alegria, em Ouro Preto.

O público ainda pode conferir diversas exposições. Pela primeira vez no Brasil, o artista francês Daniel Hourdé desembarca em Ouro Preto para residência artística e traz na bagagem a exposição Paradise in Progress, com pinturas, desenhos e esculturas. A exposição de Hourdé fica no museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, até 3 de agosto (nos seguintes horários: segunda, de 14h às 18h; terça a sábado, de 10h às 17h e domingo e feriados, de 10h às 15h).

O Festival de Inverno de Ouro Preto em Mariana - Fórum das Artes 2014 vai até o dia 20 de julho. É uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop) e conta com o patrocínio de Vale, Gerdau, Cemig, Oi e Samarco, por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana encerra suas atividades com arte oriental e uma amostra do pop nacional - Foto de Sílvio AurichioFestival de Inverno de Ouro Preto e Mariana encerra suas atividades com arte oriental e uma amostra do pop nacional - Foto de Nathy Torres
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook