Escolas de Mariana são premiadas em concurso sobre patrimônio

Mariana,
18 de Outubro de 2014

Duas escolas municipais de Mariana (Passagem de Mariana e Barroca) foram premiadas na VI Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial – “Comunidades atuantes: patrimônios revelados”. O evento faz parte do Programa de Educação Patrimonial do Trem da Vale – PEPTV, projeto que tem como objetivo promover e socializar ações de valorização do patrimônio cultural desenvolvidas por escolas, instituições e grupos organizados das comunidades locais. Na competição, onze instituições disputaram os prêmios nas modalidades Instituições Escolares e Instituições não Escolares públicas ou privadas sem fins lucrativos.

A Escola Municipal de Barroca, vencedora do primeiro lugar, trabalha com os alunos o projeto “Hoje tem reza e batucada. Hoje tem congada”, que estuda a Congada de Nossa Senhora do Rosário. Foram analisados elementos representativos da cultura e identidades locais através de entrevistas com os moderadores. O projeto, que resultará em um documentário, ressalta as várias formas que a Congada pode assumir: festiva, religiosa, artística, econômica. Além disso, congrega nos estudantes o sentimento de pertencimento da cultura local, contribuindo para a preservação de grupos de Congada, muitas vezes ameaçados de extinção.

Já no terceiro lugar, o projeto “Cem anos da Estação Ferroviária de Mariana”, da Escola Municipal de Passagem de Mariana busca atender a necessidades que são inerentes a juventude: de espaço, voz e oportunidade de construção de um mundo melhor, apoiando iniciativas e projetos de cunho social, cultural e ambiental que sejam significativos para ela. O projeto leva os estudantes a uma reflexão sobre a importância da participação na construção do seu próprio conhecimento.

Os dois projetos vencedores fazem parte das atividades desenvolvidas no Tempo Integral, ação da Prefeitura de Mariana por meio da Secretaria de Educação que realiza trabalhos educativos em oficinas referentes ao crescimento e aprendizagem do estudante através de esporte e lazer, teatro e dança, música, informática, educação patrimonial e estudos orientados. Os valores de R$ 4.000 e R$ 2.000, destinados ao 1° e 3° colocados serão revertidos na compra de bens materiais para o projeto vencedor e/ou em benefício da comunidade escolar.

Escolas de Mariana são premiadas em concurso sobre patrimônio - Foto de Simone Cristina
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook