Entenda a nota do IDEB em Mariana

Mariana,
12 de Setembro de 2012

O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, em uma escala de zero a dez, e sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e a Prova Brasil.

A cidade de Mariana atingiu a meta estabelecida pelo IDEB para o ano de 2011, em que o resultado do Ideb na cidade de Mariana na escala Escolas Públicas/Mariana do 1º ao 5º é de 5,1, e do 6º ao 9º é 3,9. O dado inclui escolas municipais e estaduais.

As notas referenciadas acima estão na meta ou acima da meta. Para base de comparação não é válido somente os números isolados e sim toda a conjuntura que permeia a vida escolar dos educandos, como a reprovação e a evasão dentro de cada proporção municipal.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, é um equívoco comparar as notas da nossa região, pois deve-se comparar as metas projetadas para o próprio município. Cada município tem a sua meta para ser cumprida avaliando características próprias. As metas estabelecidas levam em consideração os anos anteriores, por isso as notas de Mariana do IDEB 2011 são baixas, pois foram as notas baixas dos anos anteriores que serviram de parâmetro para a projeção. Deve-se atentar ao máximo em analisar os resultados do Ideb, pois há diferença quando considera-se a Rede Pública, a Rede Estadual e a Rede Municipal, assim como há valor diferenciado há também projeções e parâmetros para cada vertente.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook