Educação de Mariana alcança melhor nota do Ideb e supera meta esperada para 2017

Mariana,
18 de Setembro de 2014

Após amargar o pior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região em 2012, o município de Mariana, com muito trabalho e fortes investimentos do governo Celso Cota, recupera o rendimento da educação.

Em uma escala de 0 a 10, o município de Mariana atingiu 5,4 pontos na avaliação da 4ª série ao 5º ano, de acordo com o resultado do Ideb 2013, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Com essa nota, Mariana supera a média nacional (5,2) e ainda já apresenta resultados previstos para serem alcançados apenas em 2017.

O resultado foi comemorado pelo prefeito Celso Cota, que colocou como uma das metas de governo a recuperação da qualidade do ensino público de Mariana. Para ele, é preciso continuar investindo e não se acomodar com os resultados. “Nossa educação cresceu muito. É determinante, porque qualquer caminho que tomamos para o desenvolvimento da nossa cidade passa pela educação. É uma área que é prioridade e nós estamos demonstrando isso”, afirma. A secretária de Educação, Beth Cota, atribuiu o mérito dessa conquista a toda a equipe educacional. “Todo esse resultado é fruto das ações que estamos realizando. Trabalhamos muito com o professor também, valorizando esses profissionais e resgatando a auto-estima. Eles tiveram papel importantíssimo para alcançarmos esses números. Tudo isso conta muito”, avaliou a secretária.

Encontros de capacitações, consultoria administrativa e pedagógica, plano de carreira para os professores, investimento em material escolar e na infraestrutura das escolas (incluindo aquisição de mesas, cadeiras e quadros) alinhamento curricular, reforço escolar com a equipe do PIP (Programa de Intervenção Pedagógica) e ampliação do programa para alunos do 6º ao 9º são algumas ações realizadas pela prefeitura que explicam o bom resultado na educação de Mariana.

Na rota estadual

O estado de Minas Gerais como um todo também tem o que comemorar em relação ao IDEB. De acordo com o MEC, pelo terceiro ano consecutivo Minas Gerais cravou a melhor média do Brasil para o índice, 6,2, efetivamente conquistando o título de melhor educação básica do Brasil. Já para o Ensino Médio, houve queda no índice estadual.

Educação de Mariana alcança melhor nota do Ideb e supera meta esperada para 2017 - Foto de Kaio Barreto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook