Domingo tem feira cultural no Salto

Ouro Preto,
16 de Abril de 2012

O distrito ouro-pretano de Santo Antônio do Salto, famoso pelas belezas naturais e tradições de cultura, realiza no próximo domingo, dia 15, a quinta edição de sua feira mensal de artesanato, culinária e cultura. A feira acontece na praça da Igreja de Santo Antônio e conta com a participação de grande número de moradores. A proposta nasceu do Festival de Cultura e Culinária Típica do Salto, que desde 2003 é realizado a cada mês de agosto, irradiando os valores da gastronomia do distrito.

A feira se repete no terceiro domingo do mês e reúne produtores de artesanato e das hortas orgânicas multiplicadas na comunidade, que oferecem os produtos para a boa mesa do Salto. Em clima de festa, os moradores se encontram e compartilham o entusiasmo pelo sucesso das iniciativas. Dona Nicinha Gomes e Eliane Aparecida Martins Mota, da comissão organizadora, convidam todos os amigos do Salto para a próxima edição, dizendo que muitas novidades serão apresentadas, “com o eterno e prazeroso gostinho da roça”.

Vânia Amaral, consultora técnica do movimento cultural da comunidade, destaca a importância da feira e do festival na questão da sustentabilidade. Ela mostra que a cultura e a gastronomia são atrativos tão fortes como as belezas das montanhas e do rio Mainart, balizando o direcionamento da vida socioeconômica do distrito no rumo de um turismo de qualidade e resultados positivos. A comissão organizadora da feira prepara um livro que vai sintetizar a identidade cultural do Salto, da qual a culinária se tornou o mote principal.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook