Desfiles na Praça Tiradentes marcam o Dia da Independência em Ouro Preto

Ouro Preto,
15 de Setembro de 2013

Homenagens de escolas e entidades Militares encerram a Semana da Pátria

Na data de comemoração dos 191 anos da Independência do Brasil (7 de setembro) a Praça Tiradentes se tornou palco dos desfiles das escolas municipais da sede e do distrito de Lavras Novas, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Ouro Preto (SENAI) e das organizações militares. Em uma cerimônia sem delongas, foram prestadas diversas homenagens à pátria. Cartazes, marchas e música atraíram a atenção da população que estava no local.

Com pontualidade, às 8h foram recebidos os alunos das escolas de Ouro Preto que seguiram em direção à estátua Tiradentes, onde ficaram organizados e concentrados ao longo do evento com suas bandeiras, cartazes e olhares atentos. “Achei o desfile muito lindo, gostei mais da parte da polícia”, define a pequena Raissa Pereira, de apenas 7 anos, aluna da E. M. Prof. Adhalmir Santos Maia, destacando o momento que mais lhe chamou atenção.

Compuseram o palco de autoridades o prefeito José Leandro Filho, o secretário de Fazenda, Robinson Aquino, o secretário de Educação, José César de Sousa, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Márcio da Silva, o presidente da Câmara, Leonardo Barbosa (Léo Feijoada) a superintendente Regional de Ensino, Iracema Ana D’arc Pedrosa Mapa, o comandante da Guarda Municipal de Ouro Preto, Alexsandro Nunes, o comandante do 52º Batalhão de Polícia Militar, Major Adriano César Ribeiro Araújo, o comandante do 3º Companhia dos Bombeiros Militares, Tenente Márcio Toledo, e a diretora-geral da unidade prisional de Ouro Preto, Isabela de Oliveira Mendes.

Para abrir as solenidades, as bandeiras foram hasteadas ao som do hino brasileiro tocado pela Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que seguiu com música acompanhando os desfiles. O 52º Batalhão de Polícia Militar foi a primeira organização a desfilar, seguido da tropa da Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI) da Guarda Municipal de Ouro Preto e dos veículos da 3º Companhia dos Bombeiros Militares, da 249ª Companhia Tático Móvel da Polícia Militar, da Superintendência de Administração Penitenciária, da Guarda Municipal de Ouro Preto e do Comissariado de Menores.

Também desfilaram o Capítulo Confidentes de Vila Rica nº 698 da Ordem DeMolay, os mascotes da Polícia Militar e as fanfarras das escolas municipais Professora Juventina Drummond e Izaura Mendes.

Participando pela primeira vez das solenidades, a Tenente Marta comemorou a parceria entre o 52º Batalhão da PM e a Prefeitura de Ouro Preto. “Devemos muito à Prefeitura por nos dar essa oportunidade de parceria para fazermos um belo evento como este. Neste momento despertamos nosso sentimento de pátria e nação brasileira”, destacou.

A professora da rede estadual, Eliane Brandão, contemplou os desfiles na Praça e parabenizou a organização, destacando a importância da participação das crianças no evento: “Este é um momento de resgate de um fato tão importante que foi a Independência do nosso país. É muito importante passarmos isto às nossas crianças que são o futuro desta nação”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook