Departamento de Promoção Cultural lança projeto “Circuito Cultural de Ouro Preto”

Ouro Preto,
03 de Junho de 2016

O Circuito Cultural terá início em junho com o evento “Mês da Língua Portuguesa”

O Departamento de Promoção Cultural e Patrimônio Imaterial da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio lança a partir do mês de junho o projeto Circuito Cultural de Ouro Preto. O projeto tem o objetivo de circular as ações culturais nos vários em vários pontos da cidade e dos distritos, principalmente nas chamadas Casas de Cultura, fazendo com que a comunidade se aproprie desses espaços como locais de referência na cultura local.

O Circuito envolverá a Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto, Casa do Folclore, Casa de Cultura do Padre Faria, Museu Casa dos Inconfidentes, Anexo da Casa da Ópera, Casa de Pedra de Amarantina, Casa de Cultura de Glaura, entre outros. Nesses espaços serão realizados eventos, exposições, oficinas, palestras, lançamentos de livros, exibição de filmes, rodas de conversas, entre outras ações, sendo que essas programações serão intercaladas em mais de um desses espaços por vez.

Marcando o início do Circuito Cultural de Ouro Preto, acontece em junho o evento “Mês da Língua Portuguesa”, com atividades na Biblioteca Pública e na Casa de Pedra de Amarantina.

O evento, comemorando o dia da Língua Portuguesa, celebrado em 10 de junho, terá como grande homenageado o poeta e jornalista Mário Quintana. A exposição “Mário Quintana, o poeta do simples” será aberta no dia 7 de junho, às 14h, com exibição de vídeo sobre o poeta e atividade com alunos das escolas do município, na Biblioteca Pública Municipal. No dia 10 de junho, às 15h, haverá um Sarau Poético na Biblioteca, também com participação das escolas. A exposição sobre Mário Quintana tem parceria com a Biblioteca Estadual Luiz de Bessa e fica na Biblioteca de Ouro Preto até o dia 14 de junho. No dia seguinte ela segue para a Casa de Pedra de Amarantina, onde ficará exposta até o dia 30 de junho.

Segue abaixo a programação completa. Não percam!

Programação Mês da Língua Portuguesa – Junho de 2016

Dia 7 – 14h - Abertura da exposição “Mário Quintana, o poeta do simples”, exibição vídeo sobre o poeta e atividade com alunos Dia 10 – 15h - Sarau Poético

Local: Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto - (exposição disponível até dia 14 de junho)

Dia 15 – 13h - Abertura da exposição “Mário Quintana, o poeta do simples” e oficina Escrita Poética, ministrada pelo poeta e ator Anderson Valfré, com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo.

Local: Casa de Pedra de Amarantina (exposição disponível até dia 30 de junho)

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook