Cultura e educação da região são debatidas na ALMG

Mariana,
03 de Março de 2016

Ouro Preto abriu na segunda-feira (22) a etapa de interiorização do Fórum Técnico (Regional Ouro Preto/Mariana) Plano Estadual de Cultura, promovido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo do encontro foi debater as diretrizes, metas e estratégias para a política de cultura do Estado nos próximos dez anos, incluindo temas como direitos culturais e sistema de financiamento à cultura.

O deputado Thiago Cota (PMB) cobrou maior valorização da “Cultura de Raiz”, citando como exemplo as onze corporações musicais e os congados do município de Mariana. O evento foi aberto ao público e contou com dezenas de expositores culturais. Todos destacaram a importância da realização do fórum e da “tradução” das propostas do plano, feita pela Assembleia para facilitar a análise dos grupos de trabalho.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, também ressaltou o potencial da cultura para o desenvolvimento do Estado. “Tudo isso está associado ao turismo, à geração de emprego e renda. O plano precisa estar em sintonia com esses anseios. E agora podemos aprimorar o texto pela escuta”, enfatizou, lembrando que o plano é fundamental para que haja uma política setorial de cultura.

Educação

Para combater o desrespeito e a prática do vandalismo no ambiente escolar, o deputado estadual Thiago Cota apresentou, na Assembleia Legislativa de Minas Gerias, o Projeto de Lei (PL) n° 3003/2015 que visa tornar obrigatória a implementação de medidas com fins educativos para reparar danos causados às escolas estaduais de Minas Gerais.

Segundo ele, o projeto visa fornecer aos profissionais da educação um instrumento eficaz para coibir os abusos e os excessos dos alunos para com a comunidade escolar. Além disso, proporcionar um maior envolvimento de pais e responsáveis, professores e alunos no processo educacional, cooperando com o resgate da paz nas escolas.

Cultura e educação da região são debatidas na ALMG
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook