Colégio Técnico Inconfidente Alvares Maciel

Coral Nossa Senhora do Rosário segue dando destaque à comunidade de Padre Viegas

Mariana,
04 de Agosto de 2013

Em meio às tradicionais bandas da região de Ouro Preto e Mariana, os corais também se destacam. No distrito de Padre Viegas, em Mariana, o Coral Nossa Senhora do Rosário, com mais de 50 anos, participa ativamente das atividades culturais da cidade.

Um dos focos do trabalho do coral, hoje, é o desenvolvimento de projetos que procuram manter a prática musical diversificada na comunidade. Os integrantes do coral destacam a promoção e estímulo da prática musical na comunidade de Padre Viegas como a principal missão.

O coral é formado, em sua totalidade, por senhoras, jovens e alguns músicos da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus. Suas marcas principais são as apresentações na Semana Santa, na Festa do Mês de Maio, na Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Festa de Outubro e nas missas de Natal.

Depois de várias dificuldades passadas em todos esses anos, com ensaios nas casas dos próprios membros e maestros voluntários, em 2008, finalmente o coral conseguiu constituir uma diretoria. Hoje é uma instituição estruturada que se torna cada vez mais respeitada e reconhecida também fora da comunidade de Padre Viegas. Parceiros são o Conservatório de Música Mestre Vicente Ângelo das Mercês, a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e a Escola Estadual Padre Viegas.

Entre as atividades estão os cursos de violão, violino e violoncelo, oferecidos gratuitamente. O projeto do Curso Livre de Violão teve início em 2012, com a finalidade de criar novos instrumentistas na região, sendo o curso subordinado ao Coral Nossa Senhora do Rosário. São aulas práticas de instrumento e de percepção musical, além de visitas técnicas.

Já o curso livre de violino e violoncelo, projeto pioneiro em Padre Viegas, tem como meta criar uma orquestra de câmara, que poderá atuar de forma independente e até acompanhar o Coral Nossa Senhora do Rosário em alguns eventos.

O coral também auxilia uma banda. A Banda Skact’us foi criada em 2010 com o intuito de fomentar a prática musical entre os jovens e adolescentes da localidade. O trabalho vem se consolidando a cada dia. Todos os cursos são gratuitos e contam com a ajuda de voluntários para as aulas.

O calendário oficial do coral prevê, para este ano, a participação na Festa de Nossa Senhora da Lapa, Festa de Nossa Senhora do Rosário de Pinheiros Altos, 1º, 2º e 3º Concerto de Primavera, Encontro de Corais de Mariana, e as programações de natal. Todos os eventos são tradicionais da região.

Quem tiver interesse em se associar, as condições são: R$ 5,00 de mensalidade para pessoa física e R$ 15,00, para pessoa jurídica. Os interessados podem procurar o presidente do Coral, Samuel de Freitas Martins, ou mandar e-mail para: cnsr_1960@ymail.com

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook