Conferência decide pela implantação do Sistema Municipal de Cultura

Mariana,
28 de Agosto de 2013

Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou no dia 6 de agosto a etapa local da II Conferência de Cultura de Mariana, aperfeiçoando e consolidando políticas públicas relacionadas ao contexto cultural marianense.

Destacou-se na conferência a implantação do Sistema Municipal de Cultura; contemplando as seguintes ações: eleição do Conselho de Política Cultural e a criação do Fundo Municipal de Cultura até setembro de 2013 para ser incorporado na lei de diretrizes orçamentárias de 2014. Até que o conselho seja eleito, os grupos de trabalhos continuarão se reunindo após a conferência.

Ficou aprovada, também, em condição de obrigatoriedade, a contratação de artistas e grupos locais para suprir, no mínimo, 50% da programação dos eventos, assim como a permissão do espaço de comercialização para artesãos, comerciantes e entidades locais dentro da programação cultural do município. Essa ação será facilitada com o cadastro de todos os grupos e manifestações culturais na Secretaria de Cultura e Turismo reconhecendo e valorizando, assim, os artistas locais.

A conferência foi convocada pelo decreto 6.869 de 11 de julho de 2013, e a mesa de abertura contou com a participação do prefeito Celso Cota, do vice-prefeito, Duarte Junior; do presidente da Câmara Municipal, Bruno Mól Crivellari; do secretário de Cultura e Turismo, Antônio Delfonso e do assessor técnico de Governo, Israel Quirino. Um conjunto de propostas do governo municipal para as questões da cultura, abordando o calendário de eventos do município nesta área, a integração das iniciativas de preservação do patrimônio e o desenvolvimento de eixos econômicos voltados para a cultura foi apresentado pelo prefeito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook