Colegiados escolares são criados para desenvolvimento da educação de Mariana

Mariana,
22 de Maio de 2012

A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria Municipal de Educação, anuncia a implantação e organização dos colegiados nas escolas municipais de Mariana. Considerando sua importância para o fortalecimento da gestão democrática na escola pública, os colegiados foram criados de acordo com o inciso II do artigo 14 da Lei nº 9394/1996 e segundo a Lei nº 18.354/2009.

O Colegiado Escolar é o órgão representativo da comunidade escolar, com função deliberativa e consultiva nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira, respeitada a norma legal. Professores, pedagogos, servidores e a comunidade atendida pelas escolas são as categorias que compõem a organização. Além disso, as COM-VIDAS (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) também a integram.

Para a secretária de Educação, Dulce Maria Pereira, a criação dessas coordenadorias implica na real organização do setor escolar de Mariana. “É uma forma de dividir a responsabilidade da educação entre os educadores, os pais e a comunidade escolar. Assim é possível criar uma digna qualidade de vida nas escolas”, afirma a secretária.

Os membros do colegiado, titulares e suplentes, são escolhidos pelos seus pares da comunidade escolar, para exercerem mandato de dois anos, mediante processo de eleição.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook