Cidadania Jovem oferece diversos serviços para jovens de Itabirito

Itabirito,
11 de Abril de 2012

Evento realizado pelo Núcleo de Assistência à Juventude da Prefeitura de Itabirito no dia 31 atendeu mais de 800 pessoas

No dia 31 de março, mais de oitocentas pessoas participaram do projeto Cidadania Jovem, com o tema “Somente as oportunidades produzem cidadania para a juventude”, realizado pelo Núcleo de Assistência à Juventude da Prefeitura de Itabirito. Durante todo o dia, a população pôde participar de diversas oficinas, como dança de rua e penteado afro, além de se consultar com profissionais da saúde, emitir documentos, ter orientação jurídica, fazer a doação de cães e ainda participar de passeio ciclístico. “O Núcleo é um projeto grandioso e, hoje, está trazendo mais benefícios para a comunidade. São diversos serviços oferecidos para que as pessoas tenham oportunidades de crescimento”, enfatizou o prefeito Manoel da Mota.

Dentre os serviços gratuitos oferecidos à população estavam a emissão da 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade e CPF, consulta com Dermatologista, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, acupuntura, higiene bucal, além de inscrições para o curso de legislação e primeiros socorros. “É um sonho que eu tinha desde 12 anos, e hoje estou tendo a oportunidade de me inscrever gratuitamente para o curso de legislação. Estou muito feliz!”, destaca Rivelina Miliciana, que já é beneficiária do Núcleo e participa do curso de Dança.

No local, os jovens puderam realizar inscrição para o Programa Jovem de Sucesso, no qual o Núcleo auxilia os jovens na busca do primeiro emprego. “Já participei de outros cursos e a oportunidade é muito importante para engrandecer o meu currículo. Tenho 18 anos e sei que hoje com este beneficio o meu futuro poderá ser melhor”, esclarece Mirian Ferreira da Silva, que esteve no evento para realizar o cadastro no programa.

“Essas parcerias beneficiam a população e também os nossos alunos, que precisam passar pelas aulas práticas. O atendimento durante o evento é amplo e dúvidas jurídicas foram respondidas. As causas específicas, que não forem da área civil, penais e trabalhistas foram encaminhadas e serão devidamente resolvidas por meio de processos judiciais”, conta Henrique Guimarães Malheiros, diretor acadêmico-pedagógico da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), campus Itabirito, que esteve no evento dando orientações jurídicas para a população.

Solidariedade

No evento, o público se inscreveu para participar da doação de sangue em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), que acontecerá no dia 8 de maio. Uma equipe do Hemominas estará no local durante todo o dia, para realizar a coleta de sangue, na sede Núcleo de Assistência à Juventude. “A campanha de coleta de sangue será a segunda vez que realizamos e espero o mesmo sucesso. Trabalhar em prol do ser humano engrandece qualquer trabalho feito com carinho e dedicação”, finaliza Gilmar Inácio, gestor do Núcleo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook