CAPS Mariana recebe credenciamento do Ministério da Saúde

Mariana,
27 de Setembro de 2012

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mariana, após um longo processo, recebeu o credenciamento pelo Ministério da Saúde para integrar a rede de CAPS nacionais.

O credenciamento do Ministério da Saúde permite ao CAPS - Mariana receber recursos financeiros do Governo Federal, destinados aos gastos necessários ao espaço, como a compra de materiais para as oficinas terapêuticas – que poderão englobar técnicas de jardinagem, artes plásticas, pintura, marcenaria e costura – e a contratação do serviço de supervisão clínica.

Segundo a coordenadora do CAPS, Germana Pimenta Bonfiolli, com o credenciamento e os recursos adquiridos a partir dele, o serviço no espaço poderá ser incrementado, ampliando, assim, a qualidade do atendimento realizado. Mais que isso, com o aumento da oferta de atividades, o número de pacientes atendidos poderá também aumentar, de acordo com o limite estabelecido pelo Ministério.

A trajetória até o credenciamento é vasta: em 2002, durante a Conferência Municipal da Saúde Mental, foram indicadas as deliberações com as modificações necessárias para a implementação do CAPS. No entanto, até o início deste ano, o espaço físico destinado ao Centro impedia a liberação. Assim, foi necessária a adequação do local que, hoje, funciona à Rua 16 de Julho, Centro. Desde então, a equipe do CAPS trabalhou a fim de adequar o espaço às exigências estatais.

O CAPS atende pacientes com sofrimento mental grave, pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, numa forma substitutiva ao hospital psiquiátrico.

CAPS Mariana recebe credenciamento do Ministério da SaúdeCAPS Mariana recebe credenciamento do Ministério da SaúdeCAPS Mariana recebe credenciamento do Ministério da Saúde
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook