Canarinhos de Itabirito ganham sede própria

Itabirito,
30 de Setembro de 2013

“A-ha, u-uhu agora o ninho é nosso”, foi em alto e bom som que cerca de 150 canarinhos comemoraram a conquista da sede própria do Coral Canarinhos de Itabirito. No último domingo, dia 22, aconteceu a doação do casarão colonial, do século XVIII, que fica no bairro Matozinhos, como propriedade definitiva da entidade.

Muito emocionado, o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, falou da alegria de contribuir com a conquista. “Estou muito satisfeito de poder participar, com o apoio de todos os nossos vereadores, desse momento tão importante para a cultura de Itabirito”. O projeto de doação da casa ao grupo foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores e se tornou lei (Lei Municipal 2942 de 14 de agosto de 2013).

Maestro dos canarinhos há 10 anos, Eric Lana define a aquisição como um momento único na vida do coral. “É a concretização de um sonho que ultrapassou gerações”. Ele ainda explica que a conquista representa solidez para a entidade. “Poderemos ampliar nossos trabalhos e otimizar o espaço para agregar novos projetos que vão permitir a entrada de mais alunos”, comemorou.

Presidente dos Canarinhos no biênio 2013-2014, Simone Vimieiro atua no Coral há dez anos, e reforça que a conquista representa a consolidação de um desejo do Padre Francisco Xavier e de muitos colaboradores. “Desde o falecimento do Padre, a entidade tem contando com a boa vontade de outras pessoas que acreditam no propósito. Assim como eu, muitos pais se aproximam do coral por causa dos filhos que são cantores, acabam tomando amor e entram para diretoria para fazer esse trabalho voluntário que é muito gratificante”. Simone ressalta o poder transformador da música. “Além da alegria, o coral trabalha a disciplina, o comprometimento e mais que isso, agrega valor no processo de formação dos seus cantores, isso mostra o quanto a entidade é importante na vida de cada aluno”. Ex-integrante dos Canarinhos, o secretário municipal de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo, explica que para a Federação de Meninos Cantores, que é um movimento mundial da música, é de praxe que as entidades tenham suas sedes. “Em Itabirito não podia ser diferente. Os canarinhos precisavam ter sua sede própria, seu espaço de formação, inclusive, para estabelecer novas parcerias. A doação foi feita por merecimento, afinal, o coro já tem reconhecimento nacional e leva junto o nome de Itabirito. Sem contar que a entrega da sede acontece num momento de comemorações especiais: 90 anos de Itabirito e os 40 anos dos Canarinhos”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook