Caminhada Outubro Rosa conscientiza mulheres de Mariana sobre o câncer de mama

Mariana,
22 de Outubro de 2015

A manhã de sábado (03) em Mariana foi dedicada à saúde da mulher. A caminhada do Outubro Rosa no município mobilizou os marianenses que vestiram a cor rosa da campanha. O evento, que buscou conscientizar a população sobre o câncer de mama, foi organizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mariana. A programação começou cedo com o alongamento proporcionado pela equipe de fisioterapiano adro da igreja de São Pedro para aquecer os participantes. Logo depois deu início a caminhada, que passou por alguns pontos turísticos de Mariana, como a Praça Minas Gerais, indo até o Centro de Convenções.

“O nosso objetivo foi realizado, que era de levar a conscientização por meio de ações que reforcem a importância do autoexame e da mamografia. Mariana abraçou a causa e isso é importante”, salientou o secretário de Saúde, Juliano Duarte. A ação chamou atenção de lojistas e pedestres, que paravam para ver o movimento e recebiam orientações e panfletos sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama, além do laço rosa para ser colocado na camisa, como forma de adesão à causa.

Para o prefeito Duarte Júnior, a caminhada foi uma forma de externar a importância das ações, não só durante o mês de outubro, mas no decorrer do ano inteiro. “É um movimento muito importante em todo o Brasil com o intuito de conscientização, reforçando a importância da realização do diagnóstico precoce. É sempre bom reforçar que a prevenção é sempre o melhor caminho”, disse. Ao término da caminhada, membros da secretaria de Saúde forneceram, em frente ao Centro de Convenções serviços de saúde à população, como aferição da pressão e orientações sobre como fazer o autoexame.

Mais de 2 mil mamografias em 10 meses

Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos 10 meses, foram realizados 2.010 exames mamográficos em Mariana. “A nossa cidade tem uma demanda muito boa em relação às mamografias. Esse número cresceu ainda mais com o caminhão rosa que esteve na cidade no mês de março desse ano que também ofereceu exames preventivos e orientações. Tudo isso nos faz crer que fecharemos esse ano com um número ainda maior”, afirmou a coordenadora dos serviços de regulação da Secretaria de Saúde, Helga Teixeira. Os exames de diagnóstico do câncer de mama são gratuitos. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e orienta-se!

Caminhada Outubro Rosa conscientiza mulheres de Mariana sobre o câncer de mama - Foto de Kíria RibeiroCaminhada Outubro Rosa conscientiza mulheres de Mariana sobre o câncer de mama - Foto de Kíria RibeiroCaminhada Outubro Rosa conscientiza mulheres de Mariana sobre o câncer de mama - Foto de Kíria RibeiroCaminhada Outubro Rosa conscientiza mulheres de Mariana sobre o câncer de mama - Foto de Kíria Ribeiro
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook