Atrações diversificadas, futebol e muita música na tradicional folia de Itabirito

Itabirito,
02 de Fevereiro de 2012

Prefeitura Municipal divulga a programação oficial do carnaval 2012, que desta vez conta com o tema “Brasil: samba, carnaval e futebol”

Considerada umas das principais festas de momo do Estado, o carnaval de Itabirito começa a agitar a cidade. Entre os dias 16 e 21 de fevereiro, turistas, foliões e moradores contarão com uma programação diversificada e recheada de atrações, com destaque aos principais pontos de concentração, 53 conjuntos musicais, 12 blocos embalados por mais de seis trios elétricos do Circuito do Carnaval, ornamentação das ruas, carnavais pelos distritos e muito mais. Desta vez a folia terá como tema “Brasil: samba, carnaval e futebol”, com a proposta de integrar a cidade aos preparativos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, já que Itabirito se localiza na rota dos principais destinos turísticos do Estado. A irreverência e alegria dos blocos caricatos arrastam mais uma vez milhares de foliões, e a grande novidade é o retorno do Zé Pereira e do Itabirense, esse último tendo como alegoria a “Traíra”. O pré carnaval também agitará o Complexo Turístico da Estação nos dias 4 e 11 de fevereiro.

Entre os principais espaços da folia estão o Largo Banco do Brasil, com atrações do axé music, a Travessa Domingos Pereira da Silva, que contará com Praça de alimentação, área coberta e os embalos da música baiana, frevo, samba e dos antigos carnavais, o Salão de Bailes (Complexo Turístico da Estação) onde a família Itabiritense poderá curtir matinês, marchinhas, corporações musicais, além da Tenda Alternativa, com a realização do Grito do Rock – América Latina – apresentação de Djs e shows de reggae.

À frente da organização, a Prefeitura se mobiliza a fim de dotar Itabirito de toda a segurança e a infraestrurura necessária, com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, etc. Em função das enchentes que castigaram a cidade neste início de ano, houve cortes no orçamento do carnaval, mas a organização assegura a qualidade do evento. “Mantivemos a qualidade, alegria e entusiasmo dos grandes carnavais das edições anteriores, com um formato que brinda o folião com diversas atrações pela cidade e música para todos os gostos. Só ficará em casa quem quiser”, afirma o secretário Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo, Ivacy Simões.

Segundo o secretário, a expectativa é de que os festejos atraem mais de 60 mil foliões e turistas à cidade. O carnaval de Itabirito é destaque há décadas no interior de Minas pela energia dos grandes trios elétricos, blocos, tradição das fantasias e estrutura de palcos que se espalham pelo circuito da folia.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook