Alerta sobre o aumento de focos de Dengue no Município

Ouro Preto,
02 de Abril de 2015

A participação da comunidade no combate a doença é de extrema importância

Durante o período de chuvas o risco da transmissão da Dengue é potencializado com o aumento de focos de Aedes aegypt na região. A situação dos últimos três LIRA’s (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) no município de Ouro Preto, realizados pela equipe de Vigilância Sanitária nos períodos de 22 a 31/10/14, 05 a 09/01/15 e 02 a 06/03/15 demonstram que houve um expressivo aumento do número de focos positivos para larvas do Aedes aegypti (Aeg) e do Aedes albopictus (Alb).

A quase totalidade desses focos é intra-domiciliar, ou seja, dentro das residências. A melhor maneira de evitar a doença é através do empenho da população em cooperar com os agentes de combate a endemias, os quais fazem visitas periódicas nos domicílios, para eliminar todos os possíveis reservatórios de água sujeitos à proliferação de larvas do mosquito. Eles podem ser identificados pelo crachá e uniforme.

Vale lembrar que com pequenas atitudes, que começam dentro de casa, como colocar areia nos pratos de vasos de plantas, manter a caixa d’água fechada e limpar calhas e lajes, é possível eliminar os focos da doença.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook