14 de Novembro - Dia Nacional da Alfabetização

Ouro Preto,
18 de Novembro de 2013

O analfabetismo no Brasil e em Ouro Preto e as políticas para sua extinção no Município

O dia 14 de Novembro foi escolhido em homenagem ao Dia Nacional da Alfabetização. A data comemorativa relembra a criação dos antigos Ministérios da Educação e da Saúde Pública. A Prefeitura de Ouro Preto incentiva o combate ao analfabetismo em todas as regiões do Município.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é considerado analfabeto uma “pessoa que não sabe ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhece”. Em uma pesquisa realizada em 2012, o IBGE denuncia que a região Sudeste ainda possui um índice de analfabetismo de 4.8%. Em todo o Brasil as taxas aumentaram, totalizando cerca de 13,2 milhões de pessoas.

Em Ouro Preto, o secretário da Educação, José César de Sousa comenta sobre as medidas para a extinção do analfabetismo na cidade: “As prefeituras estão dando todo apoio, desde o transporte, uniformes e também as condições, como cadernos e materiais didáticos, além de uma infra-estrutura toda pronta para aquelas pessoas que precisam”.

A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) comprova em suas pesquisas, que o índice de analfabetos aumenta conforme a idade dos entrevistados. Entre a faixa etária de 15 a 19 anos o índice é de 1,2 %, já para os entrevistados de 40 a 59 anos a taxa aumenta para 9,8%.

“Alfabetização é muito importante, todos nós precisamos ter esta dinâmica, esta liberdade, este respeito ao nosso querer, ao nosso poder. Pedimos às pessoas que repensem a sua condição particular de desenvolvimento e autonomia de vida e de cidadão. A escola está aí para ajudar no que for preciso. Desejamos que procurem ser alfabetizados e principalmente, letrados pra que tenham mais autonomia na sua vida particular e em sociedade”, ressalta José César.

14 de Novembro - Dia Nacional da Alfabetização
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook